sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Dormindo em Aeroporto




Pra alguns isso pode soar como um absurdo, mas pra mim é uma coisa normal. Sempre que possível, pra economizar em acomodação, eu durmo no aeroporto. E isso vale pra ônibus e trens também. Se você quer economizar um pouco procure escolher sempre que disponível um transporte noturno porque assim você não terá que pagar o hotel ou hostel e nem perderá o dia viajando ao invés de aproveitar o seu destino.


Quando dormir no aeroporto?
Em muitos aeroportos pelo mundo só entram passageiros, os acompanhantes ficam do lado de fora mesmo, lá na calçada. Por um lado isso é bom, porque o aeroporto fica menos lotado. Imaginem se cada viajante levar um acompanhante? É muita gente... Enfim, isso é assunto pra outro post. Então, como em muitos aeroportos só entram passageiros você não pode simplesmente usar este local de hotel todos os dias porque para entrar tem que mostrar a passagem. Tem que ser quando você vai embarcar na manha seguinte ou quando você desembarca a noite. Por exemplo. Quando viajei para Samoa o vôo domestico de Christchurch para Auckland mais barato era no começo da noite, mas meu vôo era somente as 6:00 AM. Portanto dormimos no aeroporto de Auckland ao invés de ir para um hotel e ficar poucas horas lá, gastar com transporte e ainda ter o stress de me preocupar em não
 perder a hora pois o check in seria feito por volta das 4:00 AM. Então dormi no aeroporto, nas poltronas da praça de alimentação que eram acolchoadas e ninguém me incomodou nem mandou sair. 

Cuidados ao dormir em aeroportos
Quando você está em um lugar público deve sempre tomar cuidado com seus pertences, no aeroporto nao é diferente. Mantenha sua mochila sempre trancada e de preferencia amarre ou enrosque-a em você enquanto você dorme pois alguém pode levar sua mochila ou roubar algo de dentro dela enquanto você sonha com seu próximo destino. Se estiver acompanhado um deve ajudar o outro a vigiar os pertences. Por exemplo, se um tem sono pesado e o outro tem sono leve, peça para o que tem sono leve ficar  com as coisas de mais valor. 

Dicas para aproveitar melhor sua estadia no aeroporto
-Procure um local com pouca movimentação.
-De preferencia durma em poltronas ou bancos, se não for possível procure um local com carpete para fazer sua cama
-Tenha com você algo para fazer de coberta e de travesseiro. Cobertas de avião sao pequenas, de material que aquece bastante e ainda sao de graça. Já travesseiro eu nao recomendo levar pois ele acaba atrapalhando e ocupa muito espaço, mesmo um pequeno. Enrole uma toalha ou roupas  e use ao invés do travesseiro. Se você tiver travesseiro de pescoço pra viagem, pode ser uma boa alternativa.
-Usar um tapa-olho é o ideal pois as luzes dos aeroportos nao se apagam só porque você esta dormindo!
-Se tiver um par de protetores de ouvido, use-os pois os anúncios no auto falante costumam atrapalhar o sono. A manutenção e a limpeza do aeroporto também costuma ser feita durante a madrugada e o barulho da enceradeira e da furadeira podem ser muito irritantes.
-Se você tem um saco de dormir, um colchonete (yoga mat), uma bóia inflável em formato de colchão, ou qualquer coisa macia para cobrir o chão e fazer de cama, ótimo! Se nao tiver forre com uma canga ou toalha, ou os dois!
-Procure um local onde o vento gelado do ar condicionado nao chega.
-Nao se esqueça de ir ao banheiro e dar uma arrumada no visual quando levantar pra nao assustar os outros passageiros! Heheheheh

Melhores aeroportos onde eu já dormi:
-Auckland, Nova Zelândia
-Christchurch, Nova Zelândia
-Beijing, China
-Hong Kong, China

Piores aeroportos onde eu já dormi:
-New Delhi, India (duas vezes) :/
-Jakarta
-Madrid
-Barcelona

Lembrando que isso não quer dizer que os aeroportos são ruins, somente que eles não são muito bons para passar a noite, porque faltam lugares "dormiveis", porque são barulhentos, porque são sujos, frios ou algo do tipo.

E aí, você já dormiu em aeroporto? Me conte sua experiência aqui nos comentários!! Ou, você dormiria em um aeroporto?

Bjs a todos e boa viagem!  ;)

3 comentários:

  1. Oi Ane,
    Suas dicas foram ótimas!!!
    Ainda não dormi em aeroporto, minha primeira experiência será no próximo dia 01/01/2013. Irei pra Berlin com escala em Lisboa, meu voo chegará às 10h e a conexão sairá às 7h do dia 02/01.
    Quando eu estiver de volta escrevo pra te contar como foi.
    suas dicas estão sendo muito úteis.
    Obrigada,
    Sueli.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sueli! Que bom que esta gostando das dicas! Espero que tenha uma excelente viagem, e depois me conta como foi!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá Ane, parabéns pelo blog, estou montando um roteiro também e pesquisando achei esse site que é bem interessante:

    http://www.sleepinginairports.net/

    Abraço

    ResponderExcluir