quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Comer barato (e não barata)

Oi Pessoal,

Queria falar com vocês hoje sobre comida em viagens!

A alimentação é uma das coisas que gera mais gastos em uma viagem, né?! E é uma das coisas mais divertidas e importantes também. Por isso resolvi escrever um pouco sobre isso. Eu adoro comer coisas diferentes, experimentar a comida local! Sempre digo que eu como de tudo, menos carne! hehehe! E é verdade, eu como e gosto de quase tudo!! Mas será que dá pra experimentar a comidinha local sem gastar muito? Dá sim!

Espanha: 
Começando pela Espanha. Quando você for para a Espanha fique de olho nos restaurantes que tem "Menu del día", você verá anunciado na porta, em cavaletes na entrada do restaurante ou dentro do cardápio mesmo. E se não estiver anunciado em nenhum lugar pergunte ao garçom  Ao ser questionado sobre menu del dia ele já se dará conta de que você procura uma refeição econômica. Caso não tenham menu del dia, ele poderá te oferecer algum combo econômico ou coisa parecida.

Paella. Parte do Menú del dia em Barcelona

O que é o menu del día?
Normalmente começa com uma salada ou sopa, seguida por um prato principal e para terminar pode acompanhar bebida ou sobremesa. Ou pode ser feito de um prato principal com  bebida e sobremesa. Normalmente te dão 2 ou mais opções de cada prato para escolher. Mesmo quem não sabe Espanhol pode entender, as opções normalmente são "entrante, principal y postre o bebida" que quer dizer entrada, prato principal e sobremesa ou bebida.

Essa opção na Espanha normalmente sai por 12 a 15 Euros, o que é muito mais barato do que pedir um prato principal e uma bebida fora do menu del dia.

Em Barcelona você pode encontrar uma pequena variação do nome para menu del mediodia, mas é a mesma coisa.


Itália:
Na Itália a opção econômica é basicamente a mesma, só muda o idioma. Chama-se Menu del Giorno ou Piatto del Giorno. Varia entre 10 a 15 Euros e pode conter duas ou três das seguintes opções: "antipasti, primo, secondo, vino, dolce, acqua, caffè" entre outros. E assim como na Espanha, cada prato terá umas duas ou três opções para sua escolha.
Menu del Giorno contendo nhoque ao Sugo e vinho ou refri. 
Primeiro é servido Antipasti, que pode ser um aperitivo, salada, ou (o que eu adoro e recomendo) Bruschetta! Depois vem o Primo Piatti que é na maioria das vezes, adivinhem... Massa, claro!! Rizoto ou sopa também. E o Secondo se trata de uma carne, ave, peixe acompanhados de verduras e legumes. Vino é vinho, que pode ser incluso no menu del giorno e normalmente sai mais barato do que suco ou refrigerante. Rs! Dolce trata-se da sobremesa e acqua é água (dã!). 

Viram, vocês podem comer tudo isso nesses países sem gastar muito! Tenho que confessar que comi muito na Europa, e a comida é muito boa em geral, mas na Espanha eu realmente me surpreendi pois os pratos são normalmente bem servidos (entenda-se GRANDES) e a comida muito saborosa, contendo frutos do mar fresquinhos e uma diversidade de sabores.

Gente, só lembrando que esses pratos são servidos só no almoço!! Não vá procurar menu do dia na janta porque não tem! Ainda mais porque janta não é de dia, né!! :)

E por falar nisso, o almoço na Espanha e Itália vai até umas 2 ou 3 da tarde mais ou menos. E a janta na Espanha costuma começar por volta das 22:00 ou 23:00 horas! Na Itália era num horário mais normal para nós brasileiros, umas 20:00 ou 21:00 horas.

Ásia:
Já na Ásia você tem que comer barata!! Brincadeira!
Eu recomendo que você coma algum desses insetos ou coisas nojentas enquanto na Ásia, pois provavelmente será sua única chance de provar essas coisas, e já que está por lá, porque não fazer uma doidera?! Se não gostar, o pior que pode acontecer é você cuspir!

Comendo escorpião na China
Agora, falando sério. Na Ásia a comida em geral já é de preço acessível, mas pra comer barato mesmo procure as feirinhas. Onde tem uma feirinha tem comida típica do local, um monte de pessoas locais comendo, logo, tem comida barata! E o legal disso também é que você vai poder experimentar o verdadeiro sabor do país comendo entre os locais. Os restaurantes "para turistas" normalmente mudam um pouco a comida pra agradar o gosto dos estrangeiros.






Algumas comidas que recomendo de alguns países específicos da Ásia:

Barraquinha de "iguarias"
Tailândia:
Pad Thai (massa com legumes ao tempero tailandês, com pimenta e açúcar)
Coconut curry (curry de coco)
Tom kha (sopa apimentada com leite de coco)
Tom yum(sopa apimentada sem leite de coco) hummm, adoro comida Thai!!!

Vietnam:
Pho - fala-se Fã. (sopa com macarrão, vegetais e carne de sua preferência)

Camboja:
Amok/fish amok (creme ou caldo apimentado e condimentado a moda Khmer, pode ser de peixe ou de outra carne.

Japão:
experimentem Natto!! ;) Eu adoro!! (Soja fermentada)

India:
Dal ou Dhal (lentilhas)
Thali (pequenas porções de vários pratos típicos),
Butter chicken e Chicken Tikka Masala: frango cozido com creme, manteiga e especiarias da Índia.
Thali contendo Dal, arroz,  pão naan e outros (que não lembro o nome)

Fish Amok dentro do coco, em Siem Reap, Camboja

Oriente Médio ou "países árabes":
Na maioria deles você encontrará todas essas delícias. Talvez com alguma diferença de um país pro outro.

Falafel: bolinhas fritas feitas com grão de bico ou fava
Shawerma ou Kebab: fatias de carne, frango, cordeiro, servidas no pão sírio. Parece com churrasco grego.
Comida típica árabe: hommus, tahini, falafel, pitta e chá de menta
Hummus: pasta de grão de bico
Pitta: Pão Sírio

Egito:
Kushari: Uma mistura de arroz, lentilha, macarrão, coberto com cebola picadinha dourada e molho azedinho.
(amei essa comida, comi dias e dias seguidos!)


Por hoje é só! Espero que aproveitem as dicas pra comer bastante por aí!!!
Qualquer dúvida escrevam nos comentários.

Beijos a todos e boa viagem!!!!















Nenhum comentário:

Postar um comentário